Bussoleno - Torino

Origens do nome

Bussolin em piemontês significa espinheiro. Raramente em textos italianos Bussolino, enquanto em latim é Buxolinum Secusiensium. A italianização Bussoleno, com o e, deriva da pronúncia francesa segundo a qual substantivos terminados em -in são pronunciados /eŋ/.


História

Idade Média

A história de Bussoleno começa no início da Idade Média e se confunde com a das famílias nobres do vale: os Giusti, os Ferrandi, os Bartolomei, os Aprili, os Pascali, os Barberi, os senhores de Bardonesca, os Calvi d'Avigliana, Rotari, Aschieri e outros. Do período medieval existem muitos elementos dentro da cidade. Exemplos são a fortaleza Allais atrás da Igreja, a casa Aschieri, a Antica Osteria della Croce bianca ou a Casa Amprimo, que estão localizadas na antiga vila histórica. Esta última em particular, contígua à Porte di Francia, era a principal taberna do país dentro das muralhas. Era frequentado por famílias nobres, como atestam os numerosos brasões colocados à entrada da própria casa.

Era moderna

Durante todo o período do ano mil até a segunda metade do século XIX o país cresceu gradativamente graças ao comércio e hospitalidade ao longo da Via Francigena, que tinha no país um importante ponto de passagem do rio Dora Riparia. A cidade permaneceu pequena em tamanho para a vila fortificada até que o governo piemontês decidiu nos deixar passar a ferrovia, primeiro direcionada apenas para Susa e depois direcionada para a França, através do túnel ferroviário de Frejus. A posição da cidade, na interseção das duas linhas, tornava a estação Bussoleno importante para o tráfego ferroviário. A cidade cresceu, a partir desse momento, de mãos dadas com a estação Bussoleno e a oficina.

O desenvolvimento também se deu com a indústria algodoeira e siderúrgica, que por muito tempo a tornou um polo têxtil. No final do século XX a situação mudou, e com os grandes cortes feitos nas ferrovias (eliminação do depósito de locomotivas de Bussoleno) e com a crise têxtil o país perdeu muito peso, e o fechamento das principais atividades determinou um lento declínio que ainda perdura. Perdido no jogo ferroviário, o país tem procurado relançar-se em diferentes atividades, fortalecendo a indústria mineira.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.